15 concelhos que curto lembrar á minha pessoa



E o  meu nome é Eliseu, ando todos, TODOS os dias de bicicleta, ou seja, só me desloco de bicicleta ou a pé. (Ah! e de Patins... Até já me esquecia!).
De carro, autocarro, comboio, metro ou avião vou sempre contrariado e aborrecido.
Não gosto de me vangloriar por ter o conhecimento, as técnicas e os segredos de andar com segurança na cidade.
Comecei o ciclismo urbano há mais de 15 anos. É certo que a experiência de andar mais de sete mil dias na cidade me confrontou com muitas das principais dicas universalmente divulgadas por muitos colegas, e que também estão publicadas de forma gráfica ou virtual nestes meios de comunicação.
Só por curiosidade posso adiantar que, se por algum motivo subestimo alguma dessas regras, caio rapidamente na armadilha traiçoeira das situações perigosas e dos acidentes. ...(sou de facto um sobrevivente desta guerrilha urbana! EH! EH!).
É claro que sempre que me pedem posso aconselhar qualquer colega e relembrar a mim próprio o respeito por alguns princípios.
Então ai vão o que na minha consciência considero as mais significativas dicas:

1- Ter uma bicicleta de acordo com as funções, os desejos e o gosto... Quanto mais investir, mais confortável com ela se sente.
Quem lhe vender a bicicleta deve dialogar MUITO consigo e compreende-lo(a). Mas em princípio essa sua bicicleta convém sempre que seja segura a travar, leve, (irá por certo subir muitas escadas, leva-la no elevador...) e bonita para que a admire e respeite, uma vez que com ela irá repartir o seu maior bem - O Tempo.



2- Depois, nunca deixe a bicicleta ancorada nos lugares por onde navega e se distrai, mas guarde-a nos locais onde reside ou que ocupa... Mesmo que de um lugar publico se trate (restaurante biblioteca, fac. Etc).

3- É MUITO IMPORTANTE que arranje um seguro da Federação Portuguesa de Ciclismo ou da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, assim terá menos problemas se estragar outro veiculo... ou a si propria. E leia atentamente o FOLHETO que estes dois organismos, juntamente com a Autoridade Nacional de Segurança Nacional, fizeram para nós e a que deram o nome de "PEDALAR EM SEGURANÇA" (Sim...pode ver na imagem).



4- O EliseuBike tem para cima de cinquenta crónicas que pretende divertidas, cada uma das quais a partilhar uma dica de auxilio ao ciclista urbano.

Claro, não necessita de ler todas!... Divagamos sempre demais para dizer o essencial.
Os outros 7 concelhos mais importantes, para além dos 4 já referidos acima, são:

5 - Ter consciência de que o cumprimento rigoroso do código da estrada se destina essencialmente às viaturas movidas a motor e com massa e peso muito superior ao binómio constituído por si e pela sua bicicleta. Tem que o conhecer, é certo. Para depois usar a visão, o bom senso e a concentração.
Já fui testemunha de ciclistas atropelados por passarem tranquilamente, conscientes dos seus direitos, sinais luminosos verdes!
Bom... Isto não se diz publicamente... Fica só entre nós (sorriso!).

6 - Uff! o numero seis?... Então aqui dou-lhe o conselho que nunca ninguém lhe dará!

PARA andar com maior segurança numa cidade pedale o mais rápido que puder e mantenha-se atento ao extremo... Sim? Só os entregas sabem isto.

7 - Use sempre capacete. Vai surpreender-se se lhe disser que as quedas mais graves que dei foram sempre as mais estúpidas, imprevisíveis ou direi mesmo impensáveis!

8- Sempre que muda de direção levante o braço... Se for para a direita estique o braço para a direita e se for para a esquerda é para esse lado que deve esticar o braço. E isto mesmo se pensa que não vem ninguém atrás de si... Pode vir e não saber...
E depois é um bom hábito que se enraíza e que, se os seus amigos vierem atrás lhe agradecem. É que .não os surpreende nas suas decisões repentinas!

9 - Adquiriu uma bicicleta de roda fina..? Bom... Não está numa cidade alemã... Em Lisboa arranjam os buracos mas demoram o seu tempinho!... Talvez a qualidade dos materiais empregues na pavimentação não contribua para a boa preservação dos pisos...
Não se deixe surpreender pelas crateras que aparecem depois de vários dias de chuva e claro, nem pelas necessárias grelhas metálicas das drenagens de águas pluviais.
Para Lisboa o ideal é andar-se com uma bicicleta de BTT... É esteticamente despropositado mas de benefícios assegurados.

10 - Ande sempre no meio da sua faixa de rodagem... Não seja tímida(o). E só quando sentir uma viatura atrás de si é que simpaticamente deve lhe dar-lhe passagem encostando-se ligeiramente à berma. Talvez até oiça uma buzinadela de agradecimento e não terá um susto pela tangente que receberia se fosse sempre na berma!

...mas continuemos  11- Evite as artérias viárias de mais de duas faixas para cada sentido, e tenha muita atenção sempre que andar em ruas em que os sentidos contrários não forem separados por um separador central. É mesmo perigoso em caso de acidentes frontais!

12 - Convém dizer que nas cidades todos os automobilistas andam muito mais atentos e conduzem com uma maior consciência no cumprimentos das regras que ajudam na prevenção dos acidentes, e que quanto mais automóveis houver a circular muito mais segura será a sua deslocação de bicicleta na cidade... Parece um paradoxo, não é?

13 - Quem tem receio de andar no meio das viaturas automóveis deve circular sempre pelas ciclovias e, não as havendo nos pontos por onde se quer deslocar, deve então usar o Google Earth (ou Google Maps) para descobrir e estudar um percurso pelas chamadas ruas secundárias, as primeiras vias de entrada e saída na cidade, as azinhagas e estradas militares ou, como lhe gosto de chamar, "as cicatrizes do rosto da cidade"... Ande sempre, sempre que possível por essas artérias profundas da morfologia urbana.

14 - E de noite ilumine-se ..a si e à  sua bicicleta., sabe porquê?... Se não lhe derem algumas LUZES antes como as 13 que acabei de lhe dar.!
Compre-as  :)

15 - Por fim, lembrar que há grupos a quem se pode juntar em passeios, como os simpáticos Bikes de Lisboa ou a Massa Critica,..Lisbon Cycle Chic. E claro, o EliseuBike! Que habitualmente uma vez por mês faz passeios culturais para pessoas como a Inês O.

Seja bem vinda à Cidade das Belas Colinas.

BOAS  PEDALADAS  POR  LX

0 comentários: